Musculação na adolescência faz bem?


Por muito tempo especialidades médicas como pediatras e hebiatras eram contra a liberação de adolescentes para prática da musculação mas depois de muitos estudos o cenário mudou.

Benefícios da atividade física na adolescência


Hoje em dia já foi constatado que exercícios de força, junto com atividades aeróbicas trazem diversos benefícios. O fim do sedentarismo é um destes benefícios, pois nessa idade é comum que jovens queiram passar a maior parte do tempo jogando videogames ou em frente aos computadores e celulares. A atividade física estimula o jovem a movimentar o corpo e com o tempo leva esta disposição para outras áreas de sua vida.


Ao praticar musculação o jovem também tem um aumento no seu metabolismo, auxiliando a diminuir os níveis de gordura. Seja ao perder gordura ou adquirir massa muscular, o jovem tende a ter um aumento na sua autoestima, melhorando sua socialização.


A atividade física também auxilia na diminuição da ansiedade, aumenta o foco, fortalece a estrutura óssea, e auxilia na criação de hábitos saudáveis.


Evitando riscos


Entretanto, é preciso ter cuidado na hora de escolher o local para a prática correta dos exercícios. Locais que não possuem uma supervisão adequada podem expor nossos adolescentes a diversos riscos, dentre eles o uso de substâncias ilegais e lesões.

Na juventude as estruturas corporais ainda não estão plenamente formadas, portanto possuem um limite maior com relação a carga dos exercícios. O exercício realizado de maneira incorreta acaba prejudicando as articulações e pode resultar em quadros clínicos graves ou até mesmo prejuízos no crescimento.


É recomendável que o jovem antes de iniciar um treinamento que o mesmo procure uma orientação médica para se certificar de que esteja apto a iniciar os treinos.


Acompanhamento


Ao iniciar a prática de exercícios físicos é imprescindível o acompanhamento de um profissional qualificado. A Marco Zero oferece atividades físicas personalizadas para seu objetivo. Além disso o aluno conta com acompanhamento de profissionais atenciosos que orientam durante toda a atividade para que os exercícios sejam realizados de forma segura e efetiva. Está esperando o que para começar a cuidar do seu corpo e da sua saúde? Entre em contato agora ou agende um aula experimental!


Você também pode enviar um email para marcozeroacademia@gmail.com ou ligar para: (51) 3094-3229.




#Adolescência #musculação #exercícios #Jovens

Destaques
Recentes