Como mudar seus hábitos e ter uma vida mais saudável


Diversas pessoas buscam uma vida mais saudável e com menos doenças. O problema é que grande parte delas que se inscrevem em academias ou estúdios de treinamento, por exemplo, acabam não tendo consistência no treino. No nosso espaço aqui da Marco Zero, em Porto Alegre já tive muitos alunos vai e vem. O aluno vai e vem são aquelas pessoas que querem mudar, muitas vezes não estão completamente satisfeitas com seu corpo ou com a sua saúde e decidem iniciar um trabalho físico. Entretanto, elas empacam na maior dificuldade de todas: O HÁBITO. As vezes vão 2 dias, as vezes vão 3 dias, outras semanas não aparecem e aí por diante. Certamente tem pessoas que acabam impossibilitadas por questões como trabalho e família, entretanto, existe uma grande porcentagem que simplesmente não consegue manter a rotina de treino.

Imagem: Livro poder do hábito.


No livro O Poder do Hábito, de Charles Duhigg, eu descobri que os hábitos são os principais responsáveis pelo nosso sucesso, ou pelo nosso fracasso e por isso é muito importante estudar a mudança de hábito.

Neste post você terá dicas para mudar seus hábitos.


O primeiro passo é sempre identificar os motivos pelos quais não se tem motivação. Existem muitos motivos que levam a gente a postergar as atividades. As vezes pensamos em deixar para o dia seguinte, mesmo que não tenhamos nos planejado para isso, as vezes estamos com sono, as vezes passamos tempo demais dando prioridade para coisas como assistir TV ou ver as atualizações no celular... enfim. Cada pessoa tem um motivo diferente, e é importante que você passe a observar sua rotina antes do treino e identificar qual o seu.


O segundo passo é se livrar deste hábito. Agora que você já identificou seu principal atrapalhador está na hora de buscar maneiras de driblá-lo. Se você sente preguiça, por exemplo, pode se focar em dormir mais cedo. Se você passa tempo demais no celular pode programar um despertador no próprio celular para te lembrar do treino. Analise o problema e busque uma solução, com certeza você encontrará. Segundo Charles Duhigg o hábito funciona em 3 etapas:


Gatilho ou deixa: O sinal inicial, aquilo que desencadeia o hábito. Imagine alguém que levante da mesa do escritório e vá dar uma volta em frente ao prédio. Ao caminhar esta pessoa sente um cheiro de rosquinha, e sinta o desejo de comprar uma. Note, aqui o problema não é a rosquinha, o gatilho é ela sair para caminhar em volta do prédio.

Rotina: quando passamos a repetir aquela ação sem nem perceber, como se ficasse automática.

Exemplo: durante os próximos dias essa pessoa, que se levantou para dar uma volta, começa a sair sempre no mesmo horário e a comer a bendita rosquinha.

Recompensa: o prazer que aquela ação gera.

No nosso exemplo o prazer vem de comer a rosquinha. A recompensa é muito importante pois ela cria uma expectativa e serve como motivador para que o ciclo se mantenha.

Ilustração: Ciclo do hábito.

Aqui vão 4 passos destrinchados para superar seus hábitos:

1 – Identificar aquele costume que atrapalha você, seja de ir ao treino ou seja manter sua dieta por exemplo.

2 – Descubra qual recompensa você procura com este costume. Seria o prazer de comer algo mais gostoso? Seria dormir mais tempo? Ou então seria ver as atualizações dos seus amigos na rede social por exemplo?

3 – Descubra o gatilho. Como no exemplo da pessoa que vai dar uma volta e acaba comendo rosquinha as suas ações também ocorrem através dos gatilhos. O gatilho de alguém que abre o celular pode ser ver que recebeu uma mensagem, o gatilho de alguém que dorme tarde pode ser deixar para responder e-mails no final do dia e acabar perdendo a noção do tempo, enfim. Descubra o motivo principal pelo qual você inicia a ação.

4 – Faça um plano para alterar a rotina, de modo que você evite estes gatilhos e crie uma nova recompensa. Exemplo: alguém que passa horas na frente do celular pode ter entrado nas redes sociais pois viu uma notificação. Imagine o seguinte padrão:


ver notificação -> abrir celular -> ver as atualizações dos amigos -> perder a noção do tempo.


O início, o gatilho, ou da deixa, é a “ver notificação” e a recompensa é “se inteirar das atualizações dos amigos”. Se você sabe que em determinado horário deveria ir na academia pode desligar o celular durante este período por exemplo. Isso vai facilitar que você tome a atitude de ir até a academia pois não receberá mensagens no celular, e para que obtenha uma sensação de recompensa você poderia por exemplo se presentear com algo ao final do treino. Você pode deixar para tomar banho apenas depois que ir à academia, você pode comprar uma vitamina que só possa ser tomada após o treino enfim... seja criativo, a ideia é que você se sinta recompensado após fazer seu exercício. Adotando estas medidas sem dúvida você terá um maior controle dos seus hábitos.


_____________________________________________________________________


Já pensou em emagrecer e mudar seus hábitos em apenas 45 dias? Muita gente busca emagrecer, porém não sabe por onde começar. O desafio 45 dias surgiu, em apenas 45 dias, consiga obter os resultados que tanto almeja. O desafio consiste em uma metodologia que une:

TREINO PERSONALIZADO + ACOMPANHAMENTO PRESENCIAL + APRENDIZADO

Onde irá ocorrer: O acompanhamento ocorrerá aqui na MarcoZero espaço fitness, em Porto Alegre. Para quem é indicado: Jovens e adultos, homens e mulheres que busquem mudar seus hábitos e emagrecer. Quanto custa: Para participar do programa, ter acesso ao grupo secreto do WhatsApp, e obter acompanhamento personalizado basta realizar uma inscrição única de R$60,00. Atenção: As vagas são limitadas de acordo com o número de alunos. Entre em contato agora pelo chat ou pelo e-mail:

betina.mata67@hotmail.com Ou pelo fone: 51 9987-6707

#hábitos #saúde #academia #treino

Destaques
Recentes